domingo, 20 de janeiro de 2013

dicas para baterias

Essas dicas servem tanto para quem quer prolongar a bateria de ácido chumbo que está no seu veiculo, quanto aos que mantem essas baterias na bancada como eu. Costumo usar a bateria para alimentar uma fonte de 0 a 12Vdc e um pequeno inversor, assim caso aconteça uma queda repentina de energia eu posso continuar trabalhando sem problemas. Aqui estão algumas dicas sobre como prolongar a vida útil da bateria, Confira a lista de dicas

Mantenha os terminais dos cabos desoxidados e apertados, limpe-os com uma solução de água e bicarbonato de sódio, pois ele retira a oxidação.
Caso não seja uma bateria selada, sempre encher a bateria com água destilada antes de carregar. Isto reduz o espaço de acumulo de gases explosivos em seu interior.
Examine periodicamente o nível da água, complete quando necessário e acrescente somente água destilada sem ultrapassar o nível indicado pelo fabricante.
Nunca introduza ferramentas ou qualquer objeto no interior da bateria, isso pode danificar permanentemente sua bateria.
Não é indicado, mas você pode usar vaselina para lubrificar os cabos periodicamente. Isso ajuda a manter os cabos da bateria limpos por mais tempo.
Caso use carregador, ele deve ser ligada à tomada de AC só depois de ligar os terminais da bateria. Isto impede faíscas nos terminais que podem causar incêndios.
Sempre carregue a bateria com carga lenta, que é 10% da capacidade nominal da bateria, ou seja, uma bateria de 50Ah deve ter um carregador que limite a corrente em 5 amperes.
Não coloque objetos metálicos sobre a bateria do terminal para evitar curto-circuitos que podem danificar a bateria.
Sempre desconecte o terminal negativo primeiro.
Bateria com superaquecimento, cheiro fora do normal, queda de tensão rápida pode ser falha do carregador ou regulador de voltagem, nem sempre a bateria tem a culpa de tais problemas.
Troque sempre os conectores de bateria que estiverem corroídos, eles podem criar alta resistência que resulta no aquecimento do terminal que reduz o fluxo de carga e aumenta o consumo elétrico.
Ao trabalhar com a bateria do carro, ter muito cuidado porque a bateria contém ácido perigoso que pode causar danos à pele.
[Foto]

Nenhum comentário:

Postar um comentário