quinta-feira, 26 de julho de 2012

Descoberta de nanolaser leva à criação de chips ultrarrápidos

 Uma das responsáveis pela pesquisa, Charlotte Sanders posa ao lado de máquina que criou o nanolaser: promessa de inovação. Foto: Alex Wang/Divulgação

 Uma das responsáveis pela pesquisa, Charlotte Sanders posa ao lado de máquina que criou o nanolaser: promessa de inovação

Foto: Alex Wang/Divulgação


O menor laser semicondutor do mundo, uma importante descoberta para a tecnologia fotônica - com desdobramentos em áreas como computação e medicina -, foi anunciado por físicos da Universidade do Texas em Austin com a ajuda de pesquisadores de Taiwan e da China. A pesquisa que levou à criação do nanolaser foi divulgada na revista Science desta semana. Chips ultrarrápidos para computadores e biossensores altamente sensíveis para o tratamento de doenças estão entre as promessas da descoberta para uma nova geração aparelhos.
A redução de lasers semicondutores (emissores das menores dimensões existentes e passíveis de produção em larga escala) a níveis cada vez menores é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias mais velozes e menos gastadoras.
Esses aparelhos levam informações através de nanolasers que geram sinais ópticos e têm o potencial de substituir circuitos eletrônicos - aumentando assim em milhares de vezes a capacidade de transmissão de dados. A ciência da nanofotônica vinha sendo limitada por uma restrição apresentada pelos lasers disponíveis até então.
"Desenvolvemos um dispositivo de nanolaser que opera muito abaixo do limite de difração em três dimensões", disse Chih-Kang "Ken" Shih, professor de Física que coordenou a descoberta. "Acreditamos que nossa pesquisa pode ter grande impacto na nanotecnologia."
A criação de nanolasers como esse deve contribuir para o desenvolvimento de chips nos quais todos os processos acontecem no próprio chip, em um sistema de comunicação conhecida como "on-chip" que poderia prevenir o excesso de aquecimento e a perda de informações típicos dos dispositivos eletrônicos que transmitem dados através de múltiplos chips.

NOVO TABLET


O Tablet Qualcomm Snapdragon S4 Pro visto de frente: Android 4.0 e quatro núcleos de 1,5 GHz. Foto: Henrique Martin/ZTOP

O Tablet Qualcomm Snapdragon S4 Pro visto de frente: Android 4.0 e quatro núcleos de 1,5 GHz
Foto: Henrique Martin/ZTOP

Henrique Martin     Direto de Sna Francisco (EUA)


Como testar direito um smartphone ou tablet? Não basta apenas a simples avaliação rápida de "oh, isso é bonito" (comum a diversos sites mundo afora que mal pegam o produto e publicam "reviews"): é preciso ter algum parâmetro para isso, e os benchmarks ¿ aplicativos que usam diversos recursos do processador, da GPU e do sistema como um todo ¿ são um bom começo.
Mas qual deles é o certo?
A Qualcomm também deixou claro hoje, em um workshop sobre benchmarks em San Francisco, que também não sabe direito qual é o caminho certo nos benchmarks para indicar para um consumidor qual produto comprar ¿ e isso é bastante interessante, tanto para quem fabrica o processador (como a Qualcomm, a Texas Instruments ou a Nvidia, por exemplo) quanto para quem escreve sobre o tema (eu, no caso) ¿ e olha que estamos falando aqui de UM sistema operacional (Android), nem entraram no mérito de Windows Phone (ou RT).
Leia o hands-on completo e veja mais fotos do Qualcomm Snapdragon S4 Pro (quad-core!) no ZTOP.

TV 3D DA LG

Aparelho tem mais de 650 aplicativos disponíveis, 100 deles em português. Foto: Adriano Lima/Terra


Em evento realizado nesta terça-feira em São Paulo, a LG apresentou seu mais recente lançamento para o mercado brasileiro de televisões: a linha Cinema 3D Smart TV. O aparelho tem ângulo de visão mais amplo e óculos mais leves que modelos anteriores da marca. São novidades também as bordas ultrafinas de 1 mm e o controle Magic Remote, sensível ao movimento das mãos e com função de reconhecimento de voz.
Outra característica destacada durante o lançamento foi a nova interface Smart, composta por mais de 650 aplicativos, incluindo mais de 100 em português. "A LG consolidou sua posição como fabricante líder em 3D. Agora a intenção é a de combinar a melhor tecnologia 3D com a plataforma Smart mais completa do mercado", disse Milton Neto, gerente-geral de produto de televisores da empresa.
Com a ajuda de óculos especiais ligados ao recurso chamado Dual Play, a Cinema 3D Smart TV permite ainda que, em um jogo de vídeo-game entre dois competidores, cada um deles visualize sua perspectiva sobre a tela inteira, em vez de dividida em duas. Além disso, a TV possui função de conversão de imagens 2D - o que permite ao espectador assistir a qualquer conteúdo, como novelas e filmes, também no formato 3D.

WEB LUXO - Eletrônicos: Projetor portátil para iPad, iPod e iPhone chega ao Brasil

WEB LUXO - Eletrônicos: Projetor portátil para iPad, iPod e iPhone chega ao Brasil

WEB LUXO - Eletrônicos: Samsung lança ES9000 TV inteligente de 75 polegadas

WEB LUXO - Eletrônicos: Samsung lança ES9000 TV inteligente de 75 polegadas